Atualmente trabalhamos com as seguintes linhas de pesquisa:
1) Ações mediadas e construção de significados na sala de aula de ciências
Estudar os processos de construção de significados por meio da análise de situações de sala de aula, tendo como foco a interação entre alunos e professores entre si e por meio de ferramentas culturais.
Palavras-chave: ação mediada; sala de aula; construção de significados; ferramentas culturais; ensino de ciências.
2) Comunicação e cultura científica na sala de aula
Investigar as formas de mediação a envolver suportes de comunicação científica por meio da produção e aplicação de sequências didáticas para situações formais de ensino, no sentido de compatibilizar a formação inicial e continuada de professores, bem como o processo de enculturação científica de estudantes da educação básica.
Palavras-chave: divulgação científica; planejamento de ensino; Mediação.
3) Tecnologia da comunicação e informação na educação em ciências
Produzir ambientes de ensino suportados pelas tecnologias da comunicação e informação e investigar a natureza das ações realizadas por alunos, professores e futuros professores com vistas à elaboração de significados sobre ciências e educação em ciências.
Palavras-chave: elaboração de significado; tecnologias da comunicação e informação; educação em ciências; ação mediada; sala de aula.
4) Planejamento didático sob enfoque sócio-histórico-cultural mediado por problemas sócio-científicos
Investigar o desenvolvimento dos processos de elaboração, aplicação, avaliação e apropriação de planos de ensino com os conceitos do Modelo Topológico de Ensino e do programa de pesquisa em Questões Sócio-Científicas com o intuito de subsidiar o pensamento crítico e mobiliza-lo para a formação de professores de Ciências comprometida com a justiça social, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento integral dos estudantes.
Palavras-chave: problema; questões sócio-científicas; planejamento didático; pensamento crítico.