Educação em ciências

  1. Visões sobre ciências e sobre o cientista entre estudantes do Ensino Médio
  2. Transformação Química – A Combustão
  3. Experimentação por simulação
  4. Hipermídia no ensino de modelos atômicos
  5. Rotulagem e conhecimento científico: considerações sobre pureza
  6. O papel das trocas IRF na dinâmica discursiva das interações de tutoria por correio eletrônico (Versão em português) | (Versão em inglês)
  7. Tutoring through the internet: how students and teachers interact to construct meaning
  8. Algumas questões técnicas e metodológicas sobre o registro da ação na sala de aula
  9. Campos conceituais e sua apropriação na educação em Química
  10. Introdução à representação estrutural em Química
  11. Semiótica na Química: a teoria dos signos de Pierce para compreender a representação
  12. A percepção da Ciência e da Tecnologia
  13. Questionário para quê: fazer Ciências ou fazer lição?
  14. Formas de uso da noção de representação estrutural no ensino superior de química
  15. Determinação do grau de dialogia de interações virtuais assíncronas
  16. A percepção dos estudantes sobre ciência e tecnologia
  17. Vídeos sobre biocombustíveis para a Educação Básica
  18. A divulgação científica como um gênero de discurso
  19. A imagem da ciência no cinema
  20. O papel de uma ferramenta analítica no planejamento e análise de atividades de ensino mediadas por extratos de vídeo
  21. Análise de episódios de ensino
  22. Wittgenstein e os processos de significação no Ensino de Ciências
  23. Analisando uma manifestação do saber popular e o seu status de etnociência
  24. A formação do conceito científico mediado pela produção escrita de gênero escolar-científico no currículo de química
  25. Ações de educação e comunicação do laboratório de produção e avaliação de materiais de ensino de ciências e divulgação
  26. Chemical Representations: Bridging Submicroscopic and Symbolic Dimensions of Chemical Knowledge in Light if Peirce’s Theory of Sign
  27. O preparo do sabão de cinzas em Minas Gerais, Brasil
  28. Percepções e Concepções de Ciência
  29. Discursos que circulam na correção de um questionário: Sentidos e significados
  30. O texto e a oralidade nas aulas de ciências
  31. Estudo comparativo sobre a visão da ciência dos estudantes do ensino médio
  32. As Percepções na Teoria Sociocultural de Vigotski: uma análise na escola
  33. Is the atom real or built? Or is it an intermediate between these two? A Wittegensteinian approach
  34. Significado e Ensino de Ciência em Wittgenstein
  35. Percepções dos estudantes sobre meio ambiente
  36. Por que a girafa tem o pescoço comprido? Limites e possibilidades de trabalho com materiais de divulgação científica em uma aula de ciências das séries iniciais
  37. Práticas de letramento nas aulas de ciências
  38. As mulheres na ciência
  39. A Ciência e a Tecnologia para os Estudantes Brasileiros: Percepções
  40. A contribuição de Wittgenstein na Educação em Ciências
  41. Propósitos da divulgação científica em sala de aula
  42. Concepções de Ciência dos professores do estado de São Paulo
  43. O discurso citado na divulgação científica
  44. Análise dos modos semióticos de representação estrutural química
  45. A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar
  46. As Mulheres na Ciência: o interesse das estudantes brasileiras pela carreira científica
  47. Uma análise das abordagens investigativas de trabalhos sobre sequências didáticas
  48. O papel da experimentação no ensino de ciências
  49. Percepção da Ciência e da Tecnologia: um estudo comparativo
  50. O grau de dialogia na análise de interações virtuais
  51. Relações entre Gestos e Operações Epistêmicas mediadas pela representação estrutural química
  52. Análise dos modos semióticos de representação estrutural química
  53. Qual é o papel da linguagem no ensino de Ciências?
  54. Entre o Esclarecimento e a Indústria Cultural
  55. A divulgação científica na sala de aula: Aportes do Planejamento de Ensino entre Professores de Ciências
  56. Práticas de letramento mediadas pela revista Ciências Hoje das Crianças
  57. A divulgação científica na sala de aula: Implicações de um Gênero
  58. Percepções dos estudantes brasileiros sobre meio ambiente
  59. Meaning making with gestures and structural representation media in pre-service teaching
  60. A Apropriação do Gênero de Divulgação Científica pelas Crianças (Versão em português) | (Versão em inglês)
  61. Física divertida: histórias, teorias e cartas de Einstein na Ciência Hoje das Crianças
  62. Características do Discurso de Divulgação Científica: Implicações da dialogia em uma interação assíncrona
  63. Propósitos da Divulgação Científica no planejamento de ensino
  64. O computador na Educação em Ciências: breve revisão crítica acerca de algumas formas de utilização
  65. O Movimento Docente para o Uso da Divulgação Científica em Sala de Aula (Versão em português) | (Versão em inglês)
  66. O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino
  67. Rotas de transição modal e o ensino de representações envolvidas no modelo cinético molecular
  68. Retextualização do texto literário de divulgação científica A Tabela Periódica no ensino de Química
  69. Perfil Socioformativo dos Orientadores, Heterogeneidade e Hierarquia Social na Área de Ensino da Capes
  70. Da reformulação discursiva a uma práxis da cultura científica: reflexões sobre a divulgação científica (Versão em português) | (Versão em inglês)
  71. Características de pesquisas nacionais e internacionais sobre a produção da avaliação da aprendizagem em interações discursivas | (Versão em inglês)
  72. A modelagem estatística na análise de elementos da cultura científica de estudantes ingressantes em universidades brasileiras: modelos de moderação | (Versão em inglês)
  73. Divulgação científica e direitos animais para a primeira infância: problematizando os aquários através de práticas lúdicas em uma escola de educação infantil