Teses e dissertações

  1. Uma perspectiva sociocultural para os estudos sobre elaboração de significados em situações de uso do computador na Educação em Ciências – Sumário e Texto Completo – (Marcelo Giordan)
  2. Formação Continuada de Professores em Informática Educacional. (Neide Rodrigues Barea Tavares).
  3. A interação de uma sala de aula de Química de nível médio com o hipermídia etnográfico sobre o sabão de cinzas através de uma abordagem socio(trans)cultural de pesquisa. (Paulo Cesar Pinheiro).
  4. Desenvolvimento de um ambiente virtual para estudo sobre representação estrutural em química. (Jackson Gois).
  5. O diálogo professor-aluno em interações mediadas pela internet: contribuições para a gênese de um processo de tutoria dialógico. (Luciana Caixeta Barboza).
  6. Interação de professores em fóruns eletrônicos.(Lilian Starobinas).
  7. Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet. (Sílvia Cristina Dotta).
  8. Formas de uso da noção de representação estrutural no Ensino Superior de Química.(Waldmir Nascimento de Araújo Neto).
  9. A percepção da Ciência e da Tecnologia dos estudantes de ensino médio e a divulgação científica. (Marcia Borin da Cunha).
  10. A produção de significados em um ambiente virtual de aprendizagem: utilizando a teoria da ação mediada para caracterizar a significação dos conceitos relacionados à solubilidade dos materiais. (Adriana da Silva Posso).
  11. Blog no Ensino de Ciências: uma ferramenta cultural influente na formação de identidades juvenis. (Mônica Fogaça).
  12. Interaçães e práticas de letramento mediadas pela revista Ciência Hoje das Crianças em sala de aula. (Sheila Alves de Almeida).
  13. A significação de representações químicas e a filosofia de Wittgenstein. (Jackson Gois da Silva)
  14. O ciclo de desenvolvimento do professor e o sistema de atividade aprendizagem on-line em um curso de especialização em ensino de ciências. (Belmayr Knopki Nery).
  15. O professor e a divulgação científica: apropriação e uso em situações formais de ensino. (Guilherme da Silva Lima).
  16. Modelo metodológico de construção de indicadores de uso de TIC para gestão da produção de planos de ensino. (Walter de Oliveira Paulo).
  17. Multimodalidade e produção de significados sobre representação estrutural química: aportes metodológicos para a análise gestual na sala de aula. (Arcelino Bezerra da Silva Neto).
  18. A percepção gestual de licenciandos e a representação estrutural química na perspectiva da multimodalidade. (Alexandre Aizawa).
  19. Textos literários de divulgação científica na elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre a lei periódica dos elementos químicos. (Arcenira Resende Lopes Targino).
  20. Concepções sobre ciência e tecnologia de professores de ciências em formação continuada e seus planos de ensino. (Daniela Fiorini da Silva).
  21. Caracterização e análise de interações em fóruns de discussão de professores de ciências em formação continuada on-line (Ricardo Henrique Pucinelli).
  22. A comunicação multimodal e o planejamento de ensino na formação inicial de professores de química. (Évelin Carolina Sgarbosa).
  23. Concepções de Ciência e Tecnologia de estudantes ingressantes da Universidade de São Paulo. (Raquel Roberta Bertoldo).
  24. A avaliação em sequências didáticas no ensino de Ciências: contribuições para o planejamento, ação e reflexão docente. (Nicole Glock Maceno).
  25. Aspectos discursivos e contextuais da problematização no ensino de química sob uma persperctiva sociocultural. (Gabriel Saraiva Gomes).
  26. O processo de produção de sequências didáticas na formação inicial de professores de Química a partir das lentes da Teoria da Aprendizagem Expansiva e Teoria da Ação Mediada. (Adriana da Silva Posso)